O aumento do plano de saúde é uma dúvida que todos
O aumento do plano de saúde individual ou familiar é o menor reajuste comparado com todos os outros tipos de plano. O índice é calculado em cima de uma base em que o governo junto com a ANS (Agência Nacional de Saúde) determina que fica em torno dos 13%. O reajuste é 1 ano após a assinatura do contrato.
O reajuste do plano de saúde é calculado encima da utilização do plano, que também é conhecido como sinistralidade, ou seja, quanto mais aquela empresa utilizar o plano de saúde, maior será o reajuste. A operadora tem a liberdade de colocar o reajuste que desejar e a ANS fica impossibilitada de controlar esse aumento. O reajuste é 1 ano após a vigência do contrato.
O plano por adesão é comercializado para entidades de classe e o aumento do plano de saúde por adesão é o aumento mais questionado por todos os clientes que possuem esse tipo de plano, pois na hora da contratação, o plano por adesão é o mais atrativo em relação ao plano de pessoa física, em compensação na hora do reajuste ele aumenta na faixa de 20% a 30%. O reajuste é sempre em um mês pré determinado pela operadora e a administradora independente da data da contratação.
Além do reajuste anual, o plano de saúde também sofre reajuste por faixa etária. Esse reajuste vem sempre descrito no contrato e cada plano de saúde possui uma porcentagem diferente. Veja abaixo as faixas etárias dos planos de saúde:
Para saber mais sobre os planos de saúde e o seu reajuste, entre em contato com a nossa central de atendimento no telefone (21) 3608-4141.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!