Como é o Reajuste Do Plano Por Adesão - Quando falamos de plano de saúde, com a palavra adesão surgem muitas contratação surgem muitas dúvidas para os clientes, então hoje vamos tirar todas as dúvidas.
O plano de saúde por adesão por exemplo é voltado às pessoas jurídicas ou a um grupo de pessoas ligado a uma empresa, a uma associação, tal qual um sindicato. Portanto, existe tanto o plano coletivo por adesão, quanto o plano individual por adesão.
O plano por adesão possui uma data de fechamento e uma data de vigência. A vigência é quando o cliente começa a utilizar os serviços do plano.
O reajuste do plano por adesão ele precisa ser filiado a alguma entidade de classe para que ele seja implantado. Por exemplo associado ao sindicato de profissionais. Como funcionário público, estudantes, e profissionais liberais.
O reajuste é feito encima da sinistralidade de cada cliente somando-se a todo o grupo que foi formado e o reajuste é o mesmo, ou seja, é igual de todos os beneficiários daquela operadora.
É indicador dos contratos de planos de saúde e corresponde à relação entre as despesas com a utilização da assistência médica hospitalar, a receita que a operadora recebeu para um determinado contrato.
Sinistralidade é o percentual composto pela relação entre as despesas da operadora do plano de saúde, com exames e serviços de assistência, e a sua receita (mensalidades), sendo, então, o resultado imediato da grande utilização do plano por parte dos usuários.
Os planos de saúde por adesão em ponto de vista ele sai para o cliente muito mais em conta, em relação a algumas outras contratações de plano.
Os reajustes do plano PF (PESSOA FÍSICA), é feito de acordo com a ANS, órgão regulamentador dos planos de saúde.
Após a contratação de um plano de saúde por adesão, pelo fato do mesmo ser mais em conta do que o plano pessoa física, dentro dos quatro primeiros anos o plano por adesão será vantajoso.
Os planos que são coletivos por adesão são os planos que já estão abertas por alguma entidade, sendo assim não se torna possível ser feito por apenas uma pessoa.
Os planos chamados de adesão é totalmente diferente dos planos individuais como por exemplo, por conta da sinistralidade de cada um, como foi explicado acima.
Os clientes a maioria das vezes é pego de surpresa quando os planos sofrem alterações dos preços, logo após ser contratado.
E a maioria não entende o que acontece e simplesmente paga, ou alguns corretores na hora de passar a informação, não explica e deixa evidenciado. Então vamos entender melhor o que acontece quando o assunto é reajuste.
Se uma pessoa contratou o plano agora, e outra a um ano atrás as duas irão pagar o mesmo valor de reajuste, não importa quem usou por mais tempo ou menos. Ou seja, se o cliente estiver contratado o plano há uma semana ou dias, se estiver em data de reajuste, ambos os clientes terão que sofrer alteração nos reajustes em conta do pagamento.
Para fazer uma contratação os clientes só podem entrar por uma entidade de classe, sindicato de trabalho e etc...
Anteriormente não era preciso nada disso. Bastava apenas contratar, apresentar documentos, gerar o pagamento e já estava tudo certo e pronto para ser utilizado. Hoje os planos por adesão é obrigatório estar filiado a alguma associação como dito acima.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!