Qual o Prazo Para Marcar Consulta e Exame Pelo Plano de Saúde

Depois de contratar um plano de saúde, saber qual é o prazo para marcação de consultas e exames é uma informação que muitas pessoas deveriam saber. Primeiro por ter em mente que determinado procedimento não pode demorar um tempo maior que o estipulado e segundo que sabendo disso você possuirá vantagem com o plano de saúde que você tiver. Então é importante que você leia com atenção estas informações.

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prazo para marcação de consultas✔️ SIMULAR PREÇOS ✔️

Existe hoje uma regra que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a cumprirem um tempo determinado de espera em que o cliente que quer fazer uma consulta, exame ou que queira marcar cirurgia.

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São os prazos máximos de espera para utilização do plano de saúde

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Não Confunda Prazo de Carência Com Prazo Para Máximo para Utilização

É uma dúvida comum confundir o prazo que é preciso aguardar no plano de saúde com o prazo de espera para utilizar determinado procedimento.

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As carências de planos de saúde possuem um tempo determinado padrão para que as operadoras autorizem determinado procedimento para o cliente.

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Vamos Pegar como exemplo o procedimento de exame de alta complexidade como ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

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Como regra padrão, o prazo de espera para utilizar estes procedimentos são de 180 dias ( 6 meses ).

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Com isso, se o cliente quiser utilizar este procedimento, precisará aguardar este prazo para então estar autorizado.

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Qual o Prazo Para Marcar Consulta e Exame?

ServiçosPrazo máximo de atendimento (em dias úteis)
Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia07 (sete)
Consulta nas demais especialidades14 (catorze)
Consulta/ sessão com fonoaudiólogo10 (dez)
Consulta/ sessão com nutricionista10 (dez)
Consulta/ sessão com psicólogo10 (dez)
Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional10 (dez)
Consulta/ sessão com fisioterapeuta10 (dez)
Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista07 (sete)
Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial03 (três)
Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial10 (dez)
Procedimentos de alta complexidade (PAC)21 (vinte e um)
Atendimento em regimento hospital-dia10 (dez)
Atendimento em regime de internação eletiva21 (vinte e um)
Urgência e emergênciaImediato
Consulta de retornoA critério do profissional responsável pelo atendimento
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Esta Regra Não Se Aplica para Laboratórios, Hospitais, Clínicas e Médicos.

Vale lembrar que todas estas regras citadas acima se aplica única e exclusivamente para as operadoras de planos de saúde.

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Significa que a responsabilidade de cumprir estes prazos são das operadoras de planos de saúde e não de médicos, clínicas, hospitais e laboratórios.

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Digamos que o seu médico preferido para uma consulta simples, só possa te atender no prazo de 30 dias. Mas o prazo máximo para atendimento é de 7 dias. Neste caso, o médico não é obrigado a atender você neste prazo de 7 dias. Ele pode manter o prazo que ele determinar ( 30 dias ) e se você quiser o atendimento com ele , terá que aguardar.

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O médico não é obrigado a cumprir este prazo.

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O que você tem que fazer é entrar em contato com a operadora do seu plano de saúde e pedir para que ela agende outro profissional da especialidade desejada neste prazo de 7 dias.

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Isso ocorre também para clínicas, hospitais e laboratórios. A

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A responsabilidade de cumprir estes prazos são do plano de saúde.

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O que fazer se o plano de saúde não te atender?

Caso você não consiga agendar o atendimento no prazo determinado, você deve entrar em contato com a operadora do seu plano. Ela deverá apresentar opções para que você tenha atendimento neste prazo.

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Se mesmo assim, em contato com o seu  plano de saúde, não conseguir o atendimento neste prazo, você terá que entrar em contato com a ANS no telefone 0800 701 9656, de segunda a sexta feira de 8 as 20 horas.

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CORRETORA RJMID